Mudancas, mudancas...
Mudancas, mudancas...
Faz quase 1 ano e meio que estou no Japao e agora estou sentindo que as coisas vao mudar daqui para frente... pra pior! Eh o que eu sempre digo: "Nao venha para a Chateraise, nao vale a pena...", mas muita gente nao me ouve!
Acontece que, todo ano no mes de Outubro, ocorrem mudancas de chefias nas linhas de producao a fim de fazer com que os chefes tambem aprendam outros servicos. Porem, nunca houve tanta mudanca e tao drasticas como vai ocorrer este ano, fazendo com que o clima entre os funcionarios fique tenso. Isso ocorre muitas vezes pelo motivo de saber quem sera o novo chefe e, literalmente, como vai ficar a "enchecao de saco" dali para frente.
A situacao se complica quando a linha possui poucos funcionarios e apenas um punhado de japoneses que continuarao no mesmo servico, ou seja, eles ficam querendo "mostrar servico" para o chefe antigo para ver se na proxima vez consegue alguma indicacao (ou muitas vezes, soh para sabotar o seu trabalho soh de sacanagem mesmo!).
Para piorar a situacao, o salario que eh relativamente baixo (homem JPY1100 e mulher JPY900), vai baixar ainda mais com a obrigatoriedade do shakai hoken (seguro social e previdencia japonesa) no qual eh descontado certa de 13% do salario bruto. De fato, esse seguro eh muito bom e necessario no Japao, porem a politica da empreiteira (no caso, a Towa sob responsabilidade do Sr. Sassaki) de ocultar as informacoes sobre os seus beneficios gera um grande desconforto. Considerando principalmente a baixa produtividade da fabrica desde o mes de Marco deste ano, em outras palavras: sem servico = sem hora extra = sem dinheiro para juntar final do mes, isso para quem vem ao Japao a trabalho eh um tiro no pe!
Uma coisa eh certa... para o brasileiro que mora no exterior nao sabe se eh pior as falcatruas dos brasileiros la na sua terra no meio da Africa (ops, Brasil) ou os brasileiros fazendo falcatrua em solo de outras patrias...Fatos curiosos:
- enquanto no Brasil, o governo "rouba" seu povo aos poucos atraves de aumentos, juros, impostos, sobretaxas, CPMF, entre outros; no Japao, o "roubo" eh de uma vez soh: imposto residencial e de carro uma vez por ano apenas;
- a taxa de imposto no Japao eh de 5% tanto para produtos como para servicos e todos os valores sao discriminados no seu valor real e no valor a ser cobrado - medida justa!;
- as empreiteiras adotam medidas surpresa: se o seu salario vier muito abaixo do esperado e houver muitos descontos, "supreeeeeeeeeesa!!!"
2 Comentários:
Caros amigos,
Gostaria de pedir, por gentileza, que DEIXEM NOME E CONTATO para que eu possa atendê-los melhor e me ajudar a desenvolver as matérias no blog!
Pode ser MSN, orkut, seu próprio blog/fotolog, telefone/celular (mas não vou ligar), sinal de fumaça, código morse, batuque de tambor e até dança da chuva!
Obrigado mais uma vez pela atenção,
Leandro.
oie!
Já estou ralando aqui no Japão.
Tô fazendo 2h extras por dia, não sei se mudaram a chefia ou não, mas até que estou satisfeita.
Pelo menos aqui a gente sabe o quanto se paga de imposto porque se fosse fazer as contas no Brasil...
Abraços
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial