09 julho, 2007

Percepcoes II

PERCEPCOES II


Faz exatamente 1 ano e 3 meses que estou no Japao e, relendo minhas percepcoes antigas e meus sentimentos desde o momento que pisei aqui, percebi que a minha cabeca mudou muito e meus sentimentos em relacao ao Brasil e ao Japao tambem...
Acho que amadureci bastante tambem com essa viagem sozinho para Osaka, pois pude me sentir ao mesmo tempo fazendo parte da sociedade e nao ser o unico estranho no ninho. Sinto que eu nao gosto mais tanto do Brasil como antes, assim como percebi que o Japao nao eh tao ruim assim. Conhecer gente nova, testar meus conhecimentos linguisticos, experimentar coisas novas foram decisivas para que eu pudesse refletir sobre o meu papel como brasileiro nikkei...
Talvez a teoria de Darwin, que dizia que os seres de uma sociedade quando se separavam do grupo, tendiam a se modificar e ter dificuldade em se adaptar ao seu antigo grupo, esteja certa. Parece meio estranho, mas quando viajo ou para lugares mais distantes, procuro evitar ao maximo contato com brasileiros, nao tendo mais tanta paciencia para conversas sem conteudo e cabeca fechada de dekasseguis de 1990 - isso me deixa profundamente irritado! Agora quando converso com japoneses ou outros estrangeiros que tiveram uma vivencia maior e possuem uma visao de mundo mais ampla sinto um engrandecimento cultural muito grande, aprendo muito mais.
Agora estou gostando de J-Pop, achando as japonesinhas as coisinhas mais fofas do mundo e querendo uma pra mim (hehehe), realmente descobrindo as minhas raizes. Esse pais oferece muitas oportunidades, nao apenas financeiras, mas principalmente pessoas interessantes. Isso nao quer dizer que seja uma declaracao de que nao pretendo voltar ao Brasil, ao meu povo, a minha gente... mas sim expressar um ponto de vista de quanto esse pais verde-amarelo estah tudo errado!
Enquanto o Japao se recuperou de mais de 1000 anos de guerras com a Coreia, China, Russia, 2 bombas atomicas durante a II Guerra Mundial, desastres naturais e combate a corrupcao no Parlamento... o Brasil ainda culpa Portugal pela colonizacao de mais de 500 anos... cada um carrega a cruz que merece....

3 Comentários:

Blogger Heya disse...

Oi, Leandro!

Bom, pode ser que eu me arrependa de todo esse trabalho para ir ao Japão, mas se eu não tentar nunca vou saber, não?

Também quero amadurecer como você disse no post, e acho que pelo menos isso eu vou conseguir.

Que bom que conseguiu ver o Japão com outros olhos!

Abraços...

11/7/07 21:10  
Blogger Heya disse...

Oi, Leandro!

Eu não uso MSN, acho que só quando eu for pro Japão mesmo... para me comunicar com os meus amigos! Eu até tenho conta lá, mas não uso, sempre esqueço de conectar.

No Orkut se quiser me adicionar é só procurar: Heya Heya

Abraços...

19/7/07 05:29  
Anonymous Anônimo disse...

Leandro
Lendo seu último post, observei que você está curtindo muito morar em outro país. Eu sinto muita tranquilidade e segurança em trabalhar aqui. Nem ligo se tem taifu, terremotos, tsunamis, pois no Brasil tem coisa pior, que é a corrupção, o desemprego, pessoas que nunca saíram do país, que só sabem reclamar, falar de novelas, ser melhor que os outros, coisas assim. Mas, tem o calor humano, porque namorar japonês eu não consigo, tomara que você dê mais sorte!
um abraço

22/7/07 03:42  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial