Ja faz um mes...
Ja faz um mes...
"Tudo igual nessa minha aldeia, sempre esta nessa mesma paz... De manha, todos se levantam prontos pra dizer... (...) Eu quero mais que essa vida de interior!" Bela, A Bela e a Fera
Quem diria, para alguem que disse que nunca gostaria de ir ao Japao eis-me aqui nesse pais ja ha um mes! Fazendo uma analise interna da minha vida, descobri que fui muito preconceituoso e ignorante (no sentido de falta de conhecimento) em relacao a cultura e lingua japonesa. Descobri que eu nunca quis aprender essa lingua simplesmente pelo fato de pensar que eh "lingua de velho" - poxa, quando eu era crianca soh os adultos e meus avos falavam japones! Agora eu tambem descobri que alem de cuspir no prato que comi, ainda virou uma grande necessidade...
Vale tambem aquela regra: se te chamarem de "nerd" ou "CDF", que "rouba vaga de alunos na USP" podem ficar felizes, pois o que se comenta aqui eh "Japones que eh inteligente nao esta no Japao!" e realmente pude comprovar essa teoria. Vamos ao exemplo pratico - imaginem que cada caixa caibam 3 bolos e cada pilha soh possam ter 12 caixas, se voce tirar 5 caixas quantos bolos voce tera??? Pois eh, essa conta simples o japones fez tudo na calculadora e quando retirou as 5 caixas, sacou a calculadora do bolso e contou novamente. Comentario: (...)
Nesse mes que se passou e minha experiencia em fabrica japonesa me deixou intrigado ao saber quem sao os funcionarios que trabalham lah. Sao advogados japoneses, estudantes japoneses, recem-formados japoneses, pessoas que possuiam trabalho e uma vida estavel no Brasil, mas que decidiram trabalhar no Japao como operario. Em sua maioria, sao pessoas vindas do interior do Parana (mas muitos dizem que o Parana eh interior o Estado inteiro), Mato Grosso do Sul e poucas pessoas de Sao Paulo capital. Na verdade, para quem eh do interior isso pode parecer uma maravilha, agora quem eh de Metropole, cidade de interior chega a um tedio muito grande! Quem esta acostumado a ter uma vida cosmopolita eh realmente muito dificil de se acostumar com um lugar muito limitado, os paulistanos comecam a ansiar por cultura, agitacao e acontecimentos grandiosos, o que nao acontece aqui.
As vezes, minha mente voa e me pego pensando "Quero ir embora logo para passar lah no Shopping Morumbi e comer a comidinha da mamae", mas logo volto a realidade e me conformo em simplesmente tomar um banho e no maximo ficar na Internet. Sinto falta de ter alguem para conversar, como conversava com a minha mae todas as noites, das reunioes de familia todos os domingos e tambem me surgem imagens da Avenida Paulista, Moema, Brooklin e tudo que ficou para tras.
Eu tambem fico pensando se nao eh melhor assim, sera que estou fazendo falta no Brasil? Sem ninguem para falar besteiras, sem ter com quem brigar, nao ter problemas de espaco no carro, ficar sonhando alto, comendo que nem uma draga ou fazendo piadinhas sem graca... as vezes eu penso nisso tambem.
Estou mudando minha visao de turista para visao de residente, que realmente eh muito contrastante e todas as novidades quando sao limitadas acabam se tornado corriqueiro. Vale lembrar que a comida daqui eh bem diferente da comida japonesa, tanto tempero como maneira de fazer. Por exemplo, o yakissoba da Liberdade eh muito mais elaborado e farto do que no Japao onde vem pouco, eh mais apimentado e adocicado. Quem quiser provar, eu posso fazer um almoco tipico japones, mas nao se arrependam depois!
Fatos curiosos:
- quando os japoneses querem dizer um numero maior que 5 com as maos, eles pegam os demais dedos da outra mao e batem uma contra outra para avisar
- o japones falado na TV eh muito mais bonito do que o japones falado no cotidiano
- a pele dos japoneses sao tao brancas que eles nao ficam morenos, ficam rosados e quando eles sao recomentados a utilizar mascara quando tiverem resfriado, muitos ficam com a marca da mascara no rosto
- a moeda de JPY 500 eh considerada a moeda de valor mais alto do mundo, o equivalente a mais ou menos USD 5.00
8 Comentários:
Gostei do seu blog!
Vou pro Nihon no fim de julho ou começo de agosto, e adoro saber sobre a experiência de dekasseguis.
Em que província você está morando?
Beijos.
Oi Leandro!
encontrei seu blog... na comu "movimento dekassegui"...
venho acompanhando todas as informações vc deixa aki... pelo jeito a saudade ta apertando neh ... eh disso q tenho medo ... pq eu tbm tow indo +ou- como a Monica fim de julho inicio de agosto... coloque mais curiosidades aki ...
onegai shimassu...
oi Leandro, muito legal o seu blog, estou aqui no Japão há apenas 3 meses e me identifiquei com o que vc disse, é a pura verdade! abraço.
Leandro, que engraçado ler o que vc escreve. Eu voltei no tempo... tb fiquei muito intrigada com os outros dekasseguis, foram uma surpresa atrás da outra (muitas negativas, é verdade, mas aidna tenho muitos amigos do tempo daí, amigos para sempre). E achei a comida muito adocicada, especialmente a do shoku~dô da fábrica. Entendia parte do jornal (mas sempre preferia aquele da NHK que tem tradução automática em inglês, sabe?) e de ter com quem conversar. Aliás, todo o tempo em que você criava e postava assuntos na comunidade, eu pensava que com sua mente fértil e seu nível cultural ia se sentir meio sozinho aí... devia ter ido para perto de Tokyo, Nagoya, Osaka...
Pode deixar que como estou aqui em Sampa, vou lembrar de vc quando fizer uns passeios legais! Escreve lá na comu quando puder!
Abraços e boa sorte.
Uma paulistana, radicada aqui há 15 anos, e que ainda sente falta das mesmas coisas, que vc com apenas um mês, já sente...rs.
Beijos
Lina
Ola Leandro..
Estou adorando seu blog..!
Vc consegue com palavras fazer nos sentir aí, no Japão. Enquanto lia seus relatos, me peguei rindo com seus comentários sobre as pernas tortas e, ao mesmo tempo com um certo receio em "tentar ser uma dekassegui.
Tenho muita vontade de fazer o que está fazendo, ir ao Japão, ser uma dekassegui durante a semana e nos fnds, se houver tempo, conhecer o Japão.
Só trabalhando no Nihon eu conseguiria conhecer os pontos turísticos, a cultura e principalmente, participar das estações do ano. As fotos devem ficar lindas!
Bom.. agora que achei um jornalista, comentarista, turista e informante no Japão, aguardo com ansiedade notícias suas.
ps.: Uma vez um professor da faculdade me disse que, quem for descendente de estrangeiro, tem a obrigação de conhecer sua outra cultura, pois caso contrário você nunca saberá se aqui é realmente o seu país.
:)
Abraços,
Marina.
Ola! Vi o seu blog no Orkut e resolvi dar uma olhadinha. Vi que voce se interessa em fazer Turismo no Japao, mas tem problemas devido ao idioma, entao queria passar um link que, nao sei se voce conhece, mas eh um guia totalmente em Ingles sobre o turismo no Japao, Cotidiano, entre varias outras coisas.
http://www.japan-guide.com/
Bom dia, Leandro.
Soube do seu "blog" pela revista Sotaque Brasileiro, que peguei no Consulado do Brasil aqui em Toronto.
Estou tentando contactar um amigo que fiz quando trabalhamos na Nigeria e que emigrou para o Japao. O seu nome eh Adilson Hori.
Agradeceria se pudesse ajudar.
O meu e-mail de contato eh kleber_box@hotmail.com.
Obrigado.
Kleber
Toronto
Canada
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial